quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Combate ao Insucesso Escolar

Aqui se apresentam algumas sugestões de estudo. Cada pessoa tem de encontrar o método de estudo que melhor se aplique à sua personalidade e à matéria a estudar.

   -Visto que a falta de concentração (que deriva da hiperactividade, da sobredotação e do bullying) condiciona o rendimento escolar, para evitar e combater o insucesso, é essencial aprender a concentrar-se.    Para se estar concentrado numa tarefa, primeiro é preciso estimular o interesse, adaptando a matéria à realidade; deve-se evitar fazer várias tarefas ao mesmo tempo e controlar todo o tipo de distracções.

   -Tomar apontamentos nas aulas enriquece a atenção e potencia a memória, principalmente se não reproduzirmos literalmente as palavras do professor e fizermos uma síntese do que é dito usando as nossas palavras. Os apontamentos devem ser feitos com boa caligrafia, usando abreviaturas e devem ter boa apresentação, pois quanto mais agradáveis forem, mais atractivos se tornam e consequentemente, mais fáceis de estudar.

   -O local de estudo deve ser silencioso, ter iluminação e temperatura apropriadas, confortável e com mobiliário adequado às necessidades e à estrutura física. O material necessário deve estar disponível. É fundamental elaborar e cumprir um horário de estudo que garanta tempo para descansar, fazer refeições e para o lazer.

   -Chegada a hora de estudar é importante ler o texto muitas vezes até o entendermos bem.

   -É útil sublinhar as ideias importantes e palavras-chave, porque ajudam a reter os conceitos mais facilmente.

   -Fazer um resumo, ou seja, condensar a informação num pequeno texto retirando apenas o principal. O resumo caracteriza-se pela brevidade, clareza, hierarquia (organizado com um fio condutor) e integridade (tem de estar completo). Deve ter 10 a 20 % do tamanho do texto original.

   -A construção de um esquema/mapa conceptual é o melhor meio para sintetizar com eficácia a matéria. Ajuda a memorizar, porque é um esquema que reflecte a informação de modo sequencial, os conceitos mais importantes e a forma como eles se relacionam. O esquema deve ter título, ser breve, organizado, ter símbolos (setas, chavetas, desenhos), palavras-chave, quadros, sublinhados e diversos tamanhos de letras, destacando o principal do secundário. Para decorar novos conceitos, podemos comparar ideias, relacioná-las com exemplos, fazer analogias e até associações ilógicas.

   -Memorizar: existem algumas técnicas para memorizar:
   -Repetição: repetir a matéria um determinado número de vezes, até que esteja totalmente apreendida;
   -Imagens Mentais: recorrer a imagens é um bom recurso para pessoas com boa memória visual.
   -Palavras-chave: a ideia é associar um tópico a cada palavra-chave, de modo que, ao lembrar esse tópico, se recorde todo o raciocínio de uma matéria.
   -Técnica dos números: para as pessoas com maior facilidade em decorar números, é útil a codificação de informações em números, por exemplo, associar letras do alfabeto a números.
   -Rimas e jogos: adaptar rimas, jogos e cantigas à informação ajuda a memorizar muito facilmente.

   -As revisões: Depois de estudar, para consolidar durante um longo período de tempo a informação, devemos fazer quatro revisões:
1ª- 10 minutos depois de terminado o estudo. A informação permanece no cérebro durante as 24 horas seguintes.
2ª -No dia seguinte, durante quatro minutos, permite conservar a matéria durante uma semana.
3ª-Uma semana depois, durante dois minutos para reter a informação durante um mês.
4ª-Passado um mês, durante dois minutos.

   -Antes de se aplicar os conhecimentos estudados, é necessário certificarmo-nos de que eles foram correctamente apreendidos. Pode-se fazer um pequeno teste, quer através de perguntas que outra pessoa possa fazer, quer através da récita dos conhecimentos. Este teste pode revelar fraquezas e dúvidas que se podem tirar antes dos exames.


Fonte:
http://caminhandopsicologia.no.comunidades.net/index.php?pagina=1017014182

1 comentário:

  1. Muito boa tarde,Sou do site rastreamentodecelular.net,2 amigos meu me recomendaram o blog ta muito bom,detalhado,que blog diferenciado,muito bom mesmo,vou recomendar tb até...e esse aqui http://rastreadorgps.org/rastreamento_de_celular.html alguem sabe se é bom?quero usar na minha empresa,se alguem souber de alguma referencia!!

    ResponderEliminar