As crianças sentem uma necessidade fundamental de brincar. Brincar é uma actividade plena de sentido por parte da criança: é a sua aprendizagem do mundo e constitui a base do seu desenvolvimento.
Brincar é um dos pilares da educação. É através das brincadeiras que as crianças se desenvolvem, crescem, socializam, aprendem, partilham e constroem a sua personalidade. Brincar em grupo permite que a criança aprenda a esperar pela sua vez e interagir de forma organizada, respeitando normas.
Através da brincadeira, as crianças aprendem a funcionar como indivíduos únicos e descobrem o prazer de fazer as coisas com perfeição. Descobrem o que está no mundo que as cercam e imitam comportamentos observados em seu redor. Estes comportamentos influenciarão a sua aprendizagem e o seu próprio comportamento, que dependerão da maneira como compreendem a realidade.
Os jogos didácticos, como sopas de letras, puzzles e CD’s interactivos, ajudam a criança a desenvolver a memória e a aprender a concentrar-se. As canções e lengalengas permitem um enriquecimento do vocabulário e desenvolvimento das competências auditivas.
Fonte:
http://caminhandopsicologia.no.comunidades.net/index.php?pagina=1017014182
O presente blogue tem como objectivo dar a conhecer todas as componentes fundamentais da Psicologia da Educação e da Psicologia do Desenvolvimento.A informação é baseada na leitura que faço da bibliografia sugerida na Unidade Curricular de Psicologia do Desenvolvimento e da Educação leccionada pela docente Sílvia Barros na Escola Superior de Educação do IPP. Alguma informação é baseada em trabalhos de colegas de curso e como tal estão devidamente identificados. Espero que gostem(=
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