quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

O Insucesso Escolar

O insucesso escolar é o baixo rendimento escolar dos alunos, que por várias razões, não alcançaram resultados satisfatórios, não atingiram os objectivos desejados no decorrer ou no final de um determinado período escolar e, consequentemente, reprovam.
   Pode ser também designado pela falta de êxito no processo de ensino-aprendizagem. Portanto, quando se fala de insucesso escolar não se trata apenas do insucesso do estudante, mas do insucesso do sistema escolar, aquele que tem como projecto o ensino do aluno.





  Entre as causas que levam ao fracasso educativo, destacam-se as seguintes:

 

  -Dislexia: A Dislexia é uma perturbação da aprendizagem da leitura e é devida a falhas nas conexões cerebrais. É um problema do desenvolvimento que é muitas vezes confundido com preguiça ou falta de inteligência, mas a verdade é que as crianças disléxicas apresentam um grau de inteligência normal ou até superior ao da maioria da população. Alguns exemplos de pessoas disléxicas que obtiveram grande sucesso profissional são Thomas Edison e Albert Einstein.
   A melhor solução para ultrapassar a dislexia passa por um diagnóstico precoce, a ajuda de um psicólogo em colaboração com professores e especialmente grande força de vontade parte do aluno.

   -Disortografia: disfunção que consiste em cometer um número excessivo de erros ortográficos.

   -Disgrafia: é a dificuldade na escrita. Caracteriza-se pela inversão de sílabas, omissão de letras, a escrita continua ou com separações incorrectas.

   -Discalculia: é definido como uma desordem neurológica específica que afecta a habilidade de uma pessoa em compreender e manipular números. É um problema relacionado com o cálculo aritmético, confusão numérica, inversão de números ou escrita em espelho.

   -Problemas auditivos ou de visão: sentir frequentemente dores de cabeça ou escrever demasiado curvado, são sintomas de um problema de visão que pode afectar significativamente a aprendizagem.

   -Hiperactividade: Este problema afecta mais os rapazes do que as raparigas. Caracteriza-se pela impulsividade, incapacidade de estar quieto, de permanecer sentado no seu lugar, em manter-se atento e concentrado e acatar ordens. As soluções usuais são a medicação e as terapias ao nível do comportamento da criança.

   -Problemas de memória:a as crianças com problemas de memória têm dificuldades em aprender a seleccionar a informação importante, relacioná-la com os conhecimentos anteriores e fixá-la na memória por alguns períodos de tempo.

   -Sobredotação:
Devido ao nível intelectual não estar adequado ao nível de ensino, as crianças sobredotadas não têm motivação para estudar, o que leva a um baixo rendimento escolar.

-Bullying: é a violência escolar, um conflito em que o agressor actua deliberadamente com a intenção de ferir a vítima, através de violência física, críticas, humilhações, ameaças, etc. O agressor caracteriza-se pela sua impulsividade e necessidade que tem em dominar os outros e geralmente escolhe colegas que não sabem defender-se adequadamente ou que apresentem determinadas características físicas e psicológicas. O bullying, que os pais costumam ignorar e denominar por brincadeiras de crianças, é na realidade uma fonte de stress que provoca perturbações psicológicas, influencia a concentração e a aprendizagem e leva ao insucesso escolar.



Fonte:
http://caminhandopsicologia.no.comunidades.net/index.php?pagina=1017014182


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