quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Desenvolvimento da atenção

A partir dos 2 anos a atenção vai ganhando uma determinada controlabilidade, adaptabilidade, flexibilidade e capacidade de planeamento tornando-se mais amparada/sustentada (Pearson e Lane, 1990).
Aos 2 anos as crianças mudam muito rapidamente de tarefa mas perto dos 5 conseguem mantê-la durante mais algum tempo, especialmente se for um jogo. A realização de longas sequências com o mesmo objectivo admite o desenvolvimento das capacidades cognitivas. Para além disso, quanto mais tempo ocupam com uma actividade mais se focam em alguns elementos. Isso requer um controlo de atenção para ter em conta apenas o que é relevante. Contudo, o controlo dessa atenção não alcança o seu ponto máximo nestas idades.
Procurou-se o desenvolvimento de estratégias de atenção nomeadamente através de experiências de DeMarie Dreblow e Miller (1988) relatadas por Rodrigo (2004). Verificou-se que as crianças nesta etapa, não as utilizam. Diz-se então que estamos perante alguns tipos de deficiências no desenvolvimento destas:
  • ·         Deficiência de produção (não utilizam estratégias);
  • ·         Deficiência de controlo (não manuseiam uma estratégia eficazmente);
  • ·         Deficiência de utilização (não beneficiam do uso da estratégia embora a empreguem correctamente);
A partir deste estádio as crianças realizam tarefas mais complexas que carecem de um planeamento. No tipo de tarefas utilizadas para estudar estes casos relativos ao desenvolvimento da atenção, observou-se que o facto de as crianças interagirem com outras crianças ou com adultos era bastante positivo para melhorar o planeamento em ambos os grupos de idades (Rodrigo e Baptista, 1995 citados por Rodrigo, 2004).

Baseado no trabalho de grupo desenvolvido por Ana Filipa Fernandes, Ana Maria Fernandes, Mónica Melo e Pedro pereira. (ESE, IPP, no ano lectivo 2010-2011)"

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