quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Princípios Maturacionais

Os princípios maturacionais são:
a)         
  •         Céfalo- Caudal
    •       Próximo-Distal

    De acordo com o princípio céfalo-caudal, o crescimento ocorre de cima para baixo (da cabeça para os pés). Considerando que o cérebro cresce muito rapidamente antes do nascimento, a cabeça do recém-nascido é desproporcionalmente grande. (Papalia, Olds & Feldman)
    Com 1 ano de idade, o cérebro do bebé tem 70 % do seu peso adulto, mas o resto do corpo tem apenas 10 a 20 % do peso adulto.
    De acordo com o princípio próximo-distal (de dentro para fora), o crescimento e o desenvolvimento motor ocorrem no sentido do centro do corpo para fora. No útero, a cabeça e o tronco desenvolvem-se primeiro do que os braços e as pernas, depois as mãos e os pés e, por fim, os dedos das mãos e dos pés (Papalia et al., 2001). O bebé desenvolve primeiro a capacidade de usar os braços e as coxas (que estão mais próximas do centro do corpo), em seguida a capacidade de usar os antebraços e as pernas, depois as mãos e os pés e, depois, os dedos das mãos e dos pés.
    PAPALIA, Diane E., et al, (2001), O Mundo da Criança, McGraw-Hill, 8ª edição.

    Baseado no trabalho de grupo desenvolvido por Ana Alexandra Peixoto, Rute Zamith,Carolina Rocha e Dulce Oliveira. (ESE, IPP, no ano lectivo 2010-2011)"

    1 comentário:

    1. As informações são de suma importância para quem trabalha com Educação infantil entender como acontece o desenvolvimento psicomotor da criança e assim poder promover atividades de psicomotricidade que possibilite a formação e a estruturação do esquema corporal da criança.

      ResponderEliminar