quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Enurese









Quando uma criança urina repetidamente na roupa ou na cama, dá-se o nome de enurese. É mais comum durante a noite e pode ser:
·         
          Primária, se este episódio acontecer pelo menos duas vezes por semana durante pelo menos três meses, após os 5 anos de idade;
·        
           Persistente, se causar stress e prejudicar a criança na escola ou noutras actividades. A hereditariedade é um factor importante para isto acontecer, em combinação com outros, como por exemplo a maturação motora lenta, alergias e fraco controlo comportamental (Papalia, referido por Goleman, em 1995). O gene responsável não está na origem dos episódios ocasionais.

Sempre que acontecer isto a criança não deve ser castigada, pelo contrário, para tratar este “problema” a criança deve ser recompensada quando se mantém seca, entre outras técnicas. Em último caso medicamentos hormonais e anti-depressivos podem ser prescritos durante pouco tempo.




PAPALIA, Diane E., et al, (2001), O Mundo da Criança, McGraw-Hill, 8ª edição
Baseado no trabalho de grupo desenvolvido por Bárbara Almeida, Joana Gonçalves, Tânia Magalhães e Vera Jesus. (ESE, IPP, no ano lectivo 2010-2011)"

3 comentários:

  1. bom dia, estou a acompanhar uma criança que sofre de enurese, gostaria de saber que tipos de actividades posso fazer com ela. obrigada

    ResponderEliminar
  2. Bom Noite! Antes demais seria importante saber qual é a idade da criança em questão.
    É sempre bom que a criança vá ao WC antes de ir dormir e se for possível, quando a criança já estiver a dormir, pode baixar-lhe as calças e leva-la até ao wc ao colo, ao senta-la na sanita inconscientemente ela vai fazer as suas necessidades, depois volte a coloca-la para dormir.
    Proteger o colchão também é aconselhável. Não deve deixa-la beber liquidos antes de ir para a cama, pelo menos até 2 a 3h antes de ir dormir. Lembre-se do mais importante, nunca deve punir a criança e sempre que ela não urinar na cama deve compensa-la.
    A eunurese é uma fase pela qual a grande maioria das crianças passa. Se a situação persistir deve de ir ao médico, porque a criança quando já é mais crescida, a partir dos 7 a 8 anos de idade já começa a sentir vergonha e sente-se em conflito.

    ResponderEliminar