quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Período Telegráfico

Entre os 18 e 24 meses, as crianças começam a combinar palavras em frases simples, é a fala telegráfica porque, como telegramas, as frases contêm apenas palavras importantes.
Para interpretar correctamente a fala telegráfica deve-se determinar o significado ou intenção semântica da criança, considerando não apenas as palavras usadas, mas também o contexto em que tais colocações acontecem
As crianças seguem complementando as suas palavras com gestos e pistas de entoação para garantir que as suas mensagens tenham sido compreendidas (O’Neill, 1996). 
  •   Entre os 9 e os 13 meses assiste-se a uma alteração significativa no domínio do processamento auditivo da fala, manifestada na capacidade de compreensão do significado de sequências fonológicas em contexto.
  •         Entre os 10 e os 24 meses, a criança reconhece muito mais palavras e portanto, há um aumento do poder discriminatório de sons. Neste período, o bebé torna-se capaz de associar objectos a sílabas sem sentido, o que revela um aperfeiçoamento no processo de discriminação.

SHAFFER, D. R. (2005) Psicologia do Desenvolvimento

Baseado no trabalho de grupo desenvolvido por Dulce Marques, Joana Gomes e Ana Solange Semedo. (ESE, IPP, no ano lectivo 2010-2011)"

Sem comentários:

Enviar um comentário