quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

O Período Pré-linguístico

Nos primeiros meses de vida, as crianças estão na fase pré-linguística do desenvolvimento da linguagem – período antes da primeira fala significativa.

O primeiro ano de vida do bebé representa um período muito importante para o desenvolvimento da linguagem porque é um período caracterizado pelo lançamento de bases de comunicação entre o bebé e os que o rodeiam.

A percepção dos sons de fala é o primeiro passo na compreensão da linguagem oral. Através deste processo, as vibrações sonoras são traduzidas em sequências de sons, que surgem ao ouvinte como unidades com significado.

A discriminação permite identificar estímulos sensoriais, organizados em arranjos mais ou menos complexos. 

Assim é possível reconhecer padrões, cuja função é transformar a informação bruta e isolada e identificá-la com a já existente na memória. A capacidade do recém-nascido para diferenciar entre o que é ou não voz humana.

 O bebé consegue identificar muito cedo a voz da mãe e distinguir entre entoações que expressam ternura ou zanga. Estes são exemplos significativos da capacidade precoce para o reconhecimento dos padrões de fala.

Os adultos falam com os bebés através da motherese, que é um discurso direccionado a crianças. 
As palavras são pronunciadas lentamente, em tom de voz mais agudo e muitas vezes repetitivo, variando de tonalidade segundo a resposta que se pretende obter dos bebés.

Os bebés também têm capacidades para produzir sons: no início – Choram, gritam e emitem os gorjeios – sons guturais.

  • No 4º mês, os bebés começam a responder mais positivamente a jogos organizados do que aos desorganizados.
  • No início do 6 mês, todos os bebés balbuciam (mesmo as surdas) o que prova que o balbuciar está ligado ao desenvolvimento do cérebro e pelos músculos que controlam a articulação verbal.
  • Entre o 7º e 8º mês os bebés silenciam enquanto os seus companheiros falam e esperam para responder com vocalização quando os seus parceiros param de falar. Isto pode ter sido apreendido pelo facto dos pais terem por hábito falar e esperar que os seus bebés sorriam, tussam, arrotem, arrulhem ou balbuciem, e voltam a falar convidando-o a dar resposta.
  • Aos 9 meses, eles compreendem claramente as regras de alternância de muitos jogos: e, se tais actividades são interrompidas por culpa de um adulto que não age na sua vez, o bebé provavelmente tentará convencer o adulto que continue a brincar, ou esperará alguns segundos e tomará a vez do adulto antes de olhar novamente para este.
  • Os gestos e as respostas não verbais acontecem ao redor dos 8 a 10 meses e utilizam-se para comunicar com os seus companheiros (Acredolo e Goodwyn, 1990). Dois tipos de gestos pré-verbais são bastante comuns:
gestos declarativos, por meio dos quais o bebé chama a atenção de outros para um objecto apontando ou tocando-o;
gestos imperativos, aqueles pelos quais o bebé tenta convencer os outros a realizar os seus pedidos.
  •         Crianças de 10 a 12 meses muitas vezes reservarão certos sons para situações particulares. Elas têm consciência de que certos sons do discurso possuem significados consistentes e estão praticamente prontas para falar.
A linguagem receptiva (compreensão) vem à frente da linguagem produtiva (expressão).

O vídeo que é apresentado em baixo demonstra o que é a motherese.



SHAFFER, D. R. (2005) Psicologia do Desenvolvimento: Infância e adolescência (tradução de Cintia R. P. Cancissu). São Paulo: Thomson Learning, (obra original 2002) (capítulo 10).

Baseado no trabalho de grupo desenvolvido por Dulce Marques, Joana Gomes e Ana Solange Semedo. (ESE, IPP, no ano lectivo 2010-2011)"

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