quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Freud: A Teoria Psicossexual







Freud foi o primeiro a chamar a atenção para a sexualidade infantil. ( Delmine &  Vermeulen ,2001).
  Segundo a segunda tópica de Freud, a personalidade é constituída por três instâncias; o id, o ego e o superego. O id tem uma actividade inconsciente e manifesta-se através de desejos (que posteriormente são recalcados) que procuram uma satisfação imediata, este componente é amoral e pressiona o ego. O ego diferencia-se do id ao longo do primeiro ano e, ao contrário do id, tem preocupações de lógica, de espaço, de tempo e de coerência entre a força do id e os constragimentos da realidade, tentando opor-se a certas pulsões impostas pelo id e portanto a sua acção é na maior parte dos casos consciente e esforça-se por ser moral. O superego é formado a partir de uma parte do ego e age sobre este filtrando os conflitos do id e do ego decidindo então o destino das pulsões, é constituído pelas normas incutidas pelos pais e pela sociedade, a sua actividade é inconsciente e é hipermoral (Doron Parot, 2001).
Estes três componentes vão-se desenvolver ao longo dos cinco estádios psicosexuais, que são os estádios oral, anal, fálico, de latência e genital.
Apenas dois deles se compreendem entre o período da primeira infância, o estádio oral (0-1 ano) e o estádio anal (1-3 anos).
A zona erógena do estádio oral é a boca e os lábios, a primeira actividade sexual da criança é portanto a sucção do seio da mãe – o que permite estabelecer uma relação afectiva de proximidade com a mãe - ou do biberão, ou seja está associada com a alimentação que tem uma função vital. A criança rapidamente procura por si mesma a sucção, afastando-se da dependência do seio materno, por exemplo chupando o polegar (conduta auto-erótica). Posteriormente o bebé procura agarrar objectos e mordê-los (oralidade mais agressiva) que contribui para o aparecimento da dentição. Nesta altura a criança associa a mãe como fonte de prazer, pois é a mãe que cuida dele e que lhe tira o desconforto (por exemplo da fome) e por este motivo não compreende porque é que a mãe não se deixa ser mordida. Neste estádio o conflito é o desmame se a criança o ultrapassa provoca na personalidade o optimismo, pelo o contrário se a criança é privada de mamar muito cedo pode provocar o pessimismo, a impaciência, a inveja e a agressividade (Doron & Parot, 2001;  Delmine &  Vermeulen ,2001).
 No estádio anal a zona erógena é a região anal. Nesta altura a criança começa a ter controlo do esfíncter anal e a descarga reflexa produzida pela pressão dos músculos ligados à defecação torna-se agradável, ou seja, reter ou expulsar as fezes torna-se uma fonte de prazer. O conflito deste estádio é a cedência às regras de higiene que os pais incutem ou a oposição a estas. Contudo, se a exigência dos pais for demasiado rígida a criança tende a reter as fezes ou expulsá-las em momentos inoportunos, no primeiro caso - retentivo anal - pode provocar na personalidade avareza, obstinação, meticulosidade, no segundo - expulsivo-anal - pode provocar a crueldade, a destruição, a desarrumação e a desordem (Doron & Parot, 2001;  Delmine &  Vermeulen ,2001).

Baseado no trabalho de grupo desenvolvido por Liliana Machado, Liliana Ramos e Maria Elisa Morais. (ESE, IPP, no ano lectivo 2010-2011)"

4 comentários:

  1. Olá Soraia :D
    Olha sabes se temos que colocar as criticas a teoria de freud tb?

    DANI Turma II

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  2. Ola Dani!(=

    Muito obrigado por estares a usufruir do blogue, para mim é muito gratificante(= Olha quanto à tua questão quase a certeza que não é preciso mas eu vou confirmar com a professora e digo-te(= Eu vou por a lista da matéria que a prof mandou ler que esta no moodle e à medida que eu for pondo os itens vão ficando a vermelho, assim ajuda-te a teres uma noção da quantidade de matéria que tens que estudar ou que ainda te falta. Eu penso hoje já por a matéria toda mas os textos que a professora indicou eu vou buscar segunda-feira e ponho no moodle à noite!

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  3. A lista da matéria já está no blogue!
    Como faltam muito trabalhos no moodle eu vou usar trabalhos do ano passado que uma doutora me arranjou. São imensos e assim escusamos de estar à espera que ponham tudo no moodle. Já reparei que faltam muitos trabalhos.

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