Contribui para a compreensão e melhoria da educação e do ensino.
- Tem três perspectivas principais:
- Autores que entendem a Psicologia da Educação, como uma psicologia aplicada à educação.
- Autores que consideram que os conteúdos da Psicologia da Educação se deviam integrar numa disciplina mais ampla.
- Propostas intermédias, que encaram a Psicologia da Educação como uma disciplina-ponte entre a Psicologia e a Educação. (Coll,2000)
- Objecto de estudo:
- A psicologia da Educação estuda processos educativos com três finalidades:
- Contribuir para a elaboração de uma teoria explicativa destes processos;
- Elaborar modelos e programas de intervenção dirigidos a actuar sobre eles com uma finalidade;
- Dar lugar a uma prática educativa coerente com as propostas teóricas formuladas (Coll,2000,p.25).
- Quatro problemas sobre os quais a Psicologia da Educação se pode debruçar, no que se refere ao contexto escolar: o aluno, o professor, as estratégias de ensino e o conteúdo a ser ensinado (Sprinthall & Sprinthall,1990).
- O processo de ensino-aprendizagem;
- A relação pedagógica;
- A gestão da sala de aula;
- Os conteúdos
ensina (age com intenção de influenciar)
algo (conteúdos curriculares, valores competências, etc.)
a alguém (alunos, filhos, empregados, etc.)
num contexto institucional ( escola, casa, comunidade, etc.)
com um objectivo (desenvolver capacidades, adquirir conhecimentos, etc.)
e esperando resultados ( nos destinatários da situação educativa)
que geralmente são avaliados ( a fim de verificar se se atingiram os objectivos definidos e se obtiveram os resultados esperados).
(Coll,2004)
- A psicologia da educação põe à disposição do professor formas mais precisas para analisar as opções que mais se adequam a determinados contextos de aprendizagem, para que o professor realize escolhas informadas e sistemáticas.
- Os primeiros psicólogos da educação
- do laboratório para a escola;
Stanley Hall ( 1844-1924):
- Estudo sobre o comportamento das crianças (mais de 194 inquéritos, incluindo temas como a percepção das crianças acerca do mundo, as suas opiniões, os seus atributos físicos);
- Movimento do estudo da criança;
- Co-fundador da American Psychological Association ( e seu primeiro presidente);
(Walberg & Haertel, 1992)
Thorndike (1874-1949):
- Experiências em laboratório com animais;
- Desenvolvimento de técnicas de medição ( mas os problemas medidos tornavam.se cada vez menos significativos);
- " Se não era possível ver, medir e registar directamente o fenómeno a investigar, então este não era cientifico ou mesmo útil"
(Sprinthall & Sprinthall, 1990)
John Dewey (1859-1952):
- Proporcionar às crianças uma experiência cuidadosamente orientada, disposta e de acordo com os seus interesses e capacidades (Aprendizagem activa).
- Acentuou a ideia de estádios de crescimento e desenvolvimento;
- Ideia que o ensino e a aprendizagem interagem e que o aluno faz tanto parte do contexto da aprendizagem como o professor;
Maxine Greene
- "O professor como um estranho"
Alguém que , por estar ligeiramente afastado dos outros, é capaz de ter uma visão mais clara dos objectivos, assim como uma maior capacidade de se manter no caminho certo.
( Sprinthall & Sprinthall,1990)
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