sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Psicologia da Educação

É o ramo da Psicologia que se ocupa do estudo dos processos de mudança comportamental provocados ou induzidos nas pessoas como resultados da sua participação em actividades educativas. (Coll,2000)
Contribui para a compreensão e melhoria da educação e do ensino.

  • Tem três perspectivas principais:
  1. Autores que entendem a Psicologia da Educação, como uma psicologia aplicada  à educação.
  2. Autores que consideram que os conteúdos da Psicologia da Educação se deviam integrar numa disciplina mais ampla.
  3. Propostas intermédias, que encaram a Psicologia da Educação como uma disciplina-ponte entre a Psicologia e a Educação. (Coll,2000)

  •   Objecto de estudo:
      O objecto de estudo de estudo da Psicologia da Educação são os processos de mudança comportamental provocados ou induzidos nas pessoas como resultado da sua participação em actividades educativas (Coll,2000,p.27).

  •  A psicologia da Educação estuda processos educativos com três finalidades:
  1. Contribuir para a elaboração de uma teoria explicativa destes processos;
  2. Elaborar modelos e programas de intervenção dirigidos a actuar sobre eles com uma finalidade;
  3. Dar lugar a uma prática educativa coerente com as propostas teóricas formuladas (Coll,2000,p.25).

  • Quatro problemas sobre os quais a Psicologia da Educação se pode debruçar, no que se refere ao contexto escolar: o aluno, o professor, as estratégias de ensino e o conteúdo a ser ensinado (Sprinthall & Sprinthall,1990).
Esta disciplina poderá ter um papel importante na reflexão sobre:
  • O processo de ensino-aprendizagem;
  • A relação pedagógica;
  • A gestão da sala de aula;    

  • Os conteúdos
         Alguém (professores, pais, meios de comunicação, etc.)
         ensina (age com intenção de influenciar)
         algo (conteúdos curriculares, valores competências, etc.)
         a alguém (alunos, filhos, empregados, etc.) 
         num contexto institucional  ( escola, casa, comunidade, etc.)
         com um objectivo (desenvolver capacidades, adquirir conhecimentos, etc.)
         e esperando resultados ( nos destinatários da situação educativa)
         que geralmente são avaliados ( a fim de verificar se se atingiram os objectivos definidos e se  obtiveram os resultados esperados). 
                                                                                                                                          (Coll,2004)

  •      A psicologia da educação põe à disposição do professor formas mais precisas para analisar as opções que mais se adequam a determinados contextos de aprendizagem, para que o professor realize escolhas informadas e sistemáticas.
                                                                                                  (Entwistle,1987, citado por Bairrao, 1995)

  •  Os primeiros psicólogos da educação
     William James (1842-1910):
      - do laboratório para a escola;
      
     Stanley Hall ( 1844-1924):
     -  Estudo sobre o comportamento das crianças (mais de 194 inquéritos, incluindo temas como a   percepção das crianças acerca do mundo, as suas opiniões, os seus atributos físicos);
     - Movimento do estudo da criança;
     - Co-fundador da American Psychological Association ( e seu primeiro presidente);

                                                                                                                        (Walberg & Haertel, 1992)


     Thorndike (1874-1949):
      - Experiências em laboratório com animais;
      - Desenvolvimento de técnicas de medição ( mas os problemas medidos tornavam.se cada vez menos significativos);
      - " Se não era possível ver, medir e registar directamente o fenómeno a investigar, então este não era cientifico ou mesmo útil"
                                                                                                                      (Sprinthall & Sprinthall, 1990)

   John Dewey (1859-1952):
      - Proporcionar às crianças uma experiência cuidadosamente orientada, disposta e de acordo com os seus interesses e capacidades (Aprendizagem activa).
     - Acentuou a ideia de estádios de crescimento e desenvolvimento;
    - Ideia que o ensino  e a aprendizagem interagem e que o aluno faz tanto parte do contexto da aprendizagem como o professor;

  Maxine Greene
   - "O professor como um estranho"
  Alguém que , por estar ligeiramente afastado dos outros, é capaz de ter uma visão mais clara dos objectivos, assim como uma maior capacidade de se manter no caminho certo.
                                                                                                       ( Sprinthall & Sprinthall,1990) 

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