quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Desenvolvimento do conhecimento categorial ou taxionómico

Segundo Rodrigo (2004), uma capacidade básica da criança que lhe permite formar sistemas de classificação, isto é, a associação de coisas aparentemente desiguais mediante relações de analogia ou igualdade, é a categorização.
            Embora o bebé possa já categorizar alguns elementos é a partir dos dois, três anos de idade que se gera uma categorização mais complexa que se articula em três níveis:
  • ·         As categorias básicas
  • ·         As categorias supra-ordenadas
  • ·         As subordinadas tal como menciona Rosch (1976) citado por Rodrigo (2004).
            As categorias básicas, que segundo Piaget, aparecem simultaneamente com a lógica de classes típicas do pensamento concreto, são a diferenciação dentro das categorias gerais. É importante salientar que a linguagem não molda a organização da categorização básica, bem pelo contrário, a construção do rótulo lexical é dado mediante as primeiras categorias básicas.
            Relativamente às categorias supra-ordenadas e às subordinadas, as relações estabelecidas entre os membros que delas fazem parte são mais enigmáticas e não propriamente observáveis.
            Concluindo, a composição das categorias supra-ordenadas não depende apenas de factores linguísticos como também do conhecimento temático.

Baseado no trabalho de grupo desenvolvido por Ana Filipa Fernandes, Ana Maria Fernandes, Mónica Melo e Pedro pereira. (ESE, IPP, no ano lectivo 2010-2011)"

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