sábado, 18 de dezembro de 2010

Psicologia do Desenvolvimento

  • Conceito:
   Psicologia do Desenvolvimento é o ramo da Psicologia que se ocupa dos estudos dos processos de modificação psicológica que ocorrem ao longo da vida humana (Palacios,1999).

  • Princípios que definem a sua especificidade:
  - Etapa da vida;
  - Contexto histórico e social;
  - Experiências individuais;


  • Perspectiva histórica da Psicologia da Educação:
1. A história Social da Infância e da adolescência ;
2. As grandes orientações teóricas em Psicologia do Desenvolvimento:
- modelos mecanicistas;
- modelos organicistas;
- perspectivas contemporâneas:
                            - Modelo do ciclo da vida (life-sp an);
                            -Perspectiva ecológica;
                            -Perspectiva etológica;
                           - Perspectiva cognitiva-evolutiva e de processamento da informação;
                           - Perspectiva histórico- cultural;
                                                                                                               (Palacios,1999)

  • Controvérsias em Psicologia do Desenvolvimento:
      - Hereditariedade/meio;
     - Sincronia/ Heterocronia;
     - Continuidade/ Descontinuidade;
                                                                                                            ( Palacios,1999)
1. Hereditariedade/ Meio

    Em torno da psicologia evolutiva foram aparecendo inúmeras controvérsias praticamente desde o aparecimento desta disciplina.
    Inicialmente não era bem aceite que a genética poderia ter influência sobre o comportamento individual de cada um. No entanto essa ideia foi mudando até chegar ao ponto em que certos modelos, como o modelo ecológico, amplificaram a sua proposta inicial e passou a considerar as possíveis influências que a genética poderia ter sobre o individuo.

  O perfil maturativo dos seres humanos
  • Jacob (1970) propôs uma distinção entre o "fechado" e o "aberto" no código genético. O fechado é o que nos caracteriza como seres humanos, como o facto de possuirmos um sistema respiratório. O desenvolvimento psicológico dá mais importância à existência de um calendário maturativo que determina o aparecimento gradual das capacidades. O referido calendário prevê o envelhecimento e uma série de factos biológicos que têm influência sobre as capacidades psicológicas.
  • A filogênese determina que como nascemos muito imaturos, a parte mais importante do nosso desenvolvimento vai acontecer em contacto com o ambiente. No entanto a espécie não pode correr o risco de alguns ambientes ensinar a andar e outros não, por conseguinte os planos desse calendário vão ser executados mesmo em ambientes mais desfavoráveis. O ambiente pode exercer influência em relação ao momento em que as capacidades que nos distinguem como humanos se manifestem, mas não pode decidir se vai aparecer ou não. A parte aberta do nosso código genético relaciona~se  que o calendário maturativo nos coloca numa "plataforma de lançamento" sem determinar qual será a nossa trajectória. Essa plataforma de lançamento relaciona-se com a capacidade para aprender a falar e com um certo calendário que determina a sequência de aquisição de linguagem.
  • O conceito de canalizaçãoen (McCall,1981) é útil para nos referirmos à parte fechada do código genético que está relacionada com a nossa maturação: existe uma canalização maturativa que determina que certos factos da natureza biológica ocorrerão de acordo com uma determinada cronologia. A canalização determina que algo terá que ocorrer mas não determina os conteúdos concretos. A epigênese humana tem um desenvolvimento probabilístico e aberto às influências ambientais. A trajectória a ser seguida pelo individuo dependerá  dos obstáculos e dos impulsos concretos encontrados e da direcção tomada diante de cada um deles.
 A herdabilidade dos traços psicológicos individuais
 A genética da conduta procurou determinar até que ponto os traços psicológicos tem alguma determinação genética. De acordo com um grande número de pesquisas da genética da conduta o índice de herdabilidade em relação à inteligência é de 50%, e em relação aos traços da personalidade, a estimativa é de 20 a 50%. É muito provável que os traços psicológicos individuais estejam relacionadados com factores genéticos e ambientais e a interacção entre ambos.

Existem três tipos de relações entre herança e meio:
  • Relações passivas: os pais transmitem ao bebé certas características através de influências genéticas e da maneira como são estabelecidas as relações entre os progenitores e a criança.
  • Relações evocativas ou reactivas: certas características da criança se forem herdadas pela via da hereditariedade, como hiperactividade, tornam maior a probabilidade de que ela seja mais estimulada para uma direcção do que para outra.
  • Relações activas ou de selecção de contexto: de acordo com as nossas disposições e com algum componente genético, damos preferência a algumas actividades do que a outras. A genética da conduta contribuiu de forma muito significativa para mostrar a importância do meio, por exemplo, o que torna dois irmãos diferentes é o facto de receberem uma dotação genética diferente, de crescerem em ambientes diferentes, mesmo quando vivem sob o mesmo tecto.

2. Sincronia/Heterocronia
    Os modelos clássicos da psicologia evolutiva europeia incluíam descrições em estágios do processo de desenvolvimento. as descrições em termos de estágios tem , pelo menos, quatro pressupostos:
1.Existem mudanças qualitativas ao longo do desenvolvimento de cada estágio;
2. No interior de cada estágio, os conteúdos são muito homogéneos;
3.A sequência de estágios é sempre a mesma que tende a ocorrer de acordo com uma cronologia aproximadamente previsível;
Existe uma hipótese contrária que diz que os factos psicológicos não se caracterizam pelo desenvolvimento sincrónico, mas são fundamentalmente independentes e heterocrônicos.

3. Continuidades - Descontinuidade
Embora abertos às mudanças, nós tendemos a nos parecer a nós mesmo ao longo  do tempo, especialmente em lapsos de algumas., poucos anos e em relação a conteúdos relacionados. A manutenção dos traços de perfil pode ser acentuada em algumas circunstâncias e modificadas em outras, havendo assim uma descontinuidade.


                                                                                                                                 (Palacios,2004)



2 comentários:

  1. a minha dúvida pode ser estranha mas preciso de saber qual o "princípio teleonómico" (espero que esteja bem escrito) relativamente às perspectivas contemporâneas! Obrigada e aguardo resposta.

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  2. nooossa.. tadinha dessa aí.. até hoje aguardando resposta..

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