quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Relação com os pares

 Logo desde cedo, para além dos pais, as crianças contactam com outras crianças, aproximadamente da mesma idade (na creche, vizinhos, etc). Devido às suas reduzidas capacidades motoras, esta interacção activa entre as crianças só se torna possível com a ajuda dos pais, ou adultos, que as aproximem uma da outra de maneira a que elas consigam interagir. Assim, por volta dos seis meses, os bebés já conseguem comunicar com o parceiro através do toque, do olhar, do sorriso e da voz.
  
 Posteriormente aos nove meses, a comunicação evolui: as meninas e os meninos já tomam as iniciativas de interacção, exprimindo as suas emoções e são ainda capazes de imitar o comportamento da outra criança. 

Os principais desentendimentos que aqui já acontecem devem-se à posse dos brinquedos. No entanto, a presença do outro estimula a criança a criar brincadeiras mais complexas e, estas experiências, ajudam a que mais tarde a criança interaja mais facilmente com outros parceiros do que as crianças que antes dos doze meses não tiveram a mesma oportunidade de comunicação.

Com aproximadamente 18 meses, a criança já consegue utilizar um objecto para representar outro - jogo simbólico - como por exemplo utilizar uma pequena caixa para fazer de carro. A evolução deste jogo passa pela imitação de situações que implicam maiores capacidades linguísticas e comunicativas, como brincar a ser modelo ou doutor, é o chamado jogo sociodramático.




Dos 24 meses em diante, as crianças vão cada vez menos brincar sozinhas desenvolvendo assim ainda mais o jogo sociodramático e a cooperação entre os parceiros, parceiros estes já escolhidos com preferência de sexo semelhante (Ortiz, Fuentes, Lopez, 1999/2004).


Baseado no trabalho de grupo desenvolvido por Liliana Machado, Liliana Ramos e Maria Elisa Morais. (ESE, IPP, no ano lectivo 2010-2011)"



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