quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Desenvolvimento Psicomotor

 Desenvolvimento Psicomotor
Segundo Palacios e Mora, a psicomotricidade está ligada às implicações psicológicas do movimento e da actividade corporal na relação entre o organismo e o meio em que se desenvolve. A meta do desenvolvimento psicomotor é o controlo do próprio corpo até ser capaz de tirar dele todas as possibilidades de acção e expressão possíveis. Esse desenvolvimento envolve uma componente externa (a acção) e uma componente interna ou simbólica. Os movimentos da criança de poucas semanas são fundamentalmente não coordenados. No final da primeira infância (em torno dos dois anos), a criança apresenta movimentos voluntários e coordenados, controla a posição do seu corpo e dos seus segmentos corporais mais importantes (pernas, braços e tronco), é capaz de andar e de correr.
O movimento da criança vai integrando e controlando voluntariamente um maior número de grupos musculares envolvidos nos mecanismos de locomoção, de equilíbrio e de controlo postural global (psicomotricidade grossa), com o que vai se tornando progressivamente mais preciso (psicomotricidade fina), permitindo incorporar repertórios psicomotores mais especializados e complexos, que abrem novas perspectivas à percepção e à acção sobre o meio.
É preciso que as pessoas que rodeiam a criança a estimulem. O desenvolvimento motor deve ser entendido como o produto da acção conjunta da programação maturativa com as circunstâncias ambientais e as características do bebé.
Parte das diferenças que fazem variar a idade concreta em que o bebé adquire cada um dos marcos do controlo postural, estão relacionadas com a cultura, porque em algumas culturas estimulam a aquisição precoce por meio da prática e do treino repetido, outras não acreditam que tal treino tenha algum interesse, e outras, desprezam o momento em que ocorre independência motora.


Nota: Ver as etiquetas sobre os reflexos e capacidades motoras dos recém-nascidos!

Palacios, J., & Mora, J. (2004). Desenvolvimento físico e desenvolvimento psicomotor até os dois anos. Desenvolvimento físico e psicomotor depois dos 2 anos.In C. Coll, A. Marchesi, J. Palacios e colaboradores (Orgs.), Desenvolvimento psicológico e educação. Psicologia evolutiva, Vol 1. (tradução de D. V. Moraes; 2.ª ed). Porto Alegre: Artmed.

Baseado no trabalho de grupo desenvolvido por Ana Alexandra Peixoto, Rute Zamith,Carolina Rocha e Dulce Oliveira. (ESE, IPP, no ano lectivo 2010-2011)"

1 comentário:

  1. Uma questão: Quais os aspectos psicológicos envolvidos no desenvolvimento psicomotor?

    Obrigado

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