Rhoda Kellogg, em 1970, examinou mais de 1 milhão de desenhos de crianças, metade deles feitos antes dos 6 anos. Encontrou desenhos semelhantes em diferentes culturas, o que a fez concluir que os estádios do desenho reflectem a maturação cerebral e muscular.
O quadro seguinte identifica os diferentes estádios do desenho.
Idade | Estádio | Descrição |
2 anos de idade | Garatuja | Desenha linhas verticais e em ziguezague. Neste estádio, a criança está preocupada com a colocação das garatujas. |
3 anos de idade | Forma | Desenha diagramas em 6 formas básicas: círculos, quadrados ou rectângulos, triângulos, cruzes e formas irregulares. |
4 anos de idade | Design | Combina formas básicas num padrão abstracto mais complexo. |
Entre os 4 e 5 anos de idade | Pictórico | Os desenhos sugerem objectos reais ou pessoas, tornando-se, posteriormente, mais definidos. Mudança do abstracto para a representação. |
Terapia pela arte
As crianças com problemas emocionais são encorajadas a desenhar pelos seus terapeutas, pois assim desenha os seus sentimentos, não precisando de os expor em palavras.
As cores que as crianças escolhem e o que a criança representa podem exprimir emoções profundas.
Baseado no trabalho de grupo desenvolvido por Bárbara Almeida, Joana Gonçalves, Tânia Magalhães e Vera Jesus. (ESE, IPP, no ano lectivo 2010-2011)"
Sem comentários:
Enviar um comentário