domingo, 26 de dezembro de 2010

Reflexos dos Recém-nascidos


Tal como refere Bee (1997), os bebés nascem com reflexos que são reacções físicas desencadeadas involuntariamente por um determinado estímulo. Os reflexos dos recém-nascidos podem ser agrupados em duas categorias:
·     Reflexos adaptativos: sugar, engolir e busca.
·      Reflexos primitivos: são controlados pelas partes primitivas do cérebro, por exemplo o reflexo de Moro e Reflexo de Babinsky. Por volta dos 6 meses quando a parte do cérebro responsável por estas actividades está mais desenvolvida estes reflexos primitivos desaparecem, sendo substituídos por funções cerebrais mais complexas.
  1. Reflexo de Sucção 
Quando se toca suavemente na boca do bebé, ele abre-a e começa  a sugar ou a chupar.




2. Reflexo de Moro
O recém-nascido descansa nos braços do adulto. De repente, se os adulto inclina os braços, o bebé tem a sensação que vai cair. O reflexo produz-se como reacção do susto.


3.Reflexo da Preensão Palmar
Se um adulto coloca um dedo na palma da mão do bebé, ele aperta-o de imediato e com força

4.Reflexo de Galant
O bebé está deitado de barriga para baixo. Passamos-lhe os dedos pelos rins, paralelamente à coluna vertebral. Se for do lado esquerdo, o corpo curva-se ligeiramente para a esquerda, se for do lado direito alonga-se para a direita.


5. Reflexo da Tonicidade Axial 
O bebé está deitado de barriga para cima. Se roda a cabeça para a esquerda, estica  a perna e o braço esquerdos e flecte o braço direito.

 6. Reflexo de Marcha
Segurando o bebé por de baixo dos braços e mantemo-lo erguido. Se deixarmos os seus pés tocar no chão, o bebé dá um passo em frente. Este é um exercício que o bebé já fazia na barriga da mãe.


7. Reflexo de Babinsky
Reflexo no qual o dedo do pé se flexiona em direcção à parte superior do pé e os outros dedos se abrem quando se bate com firmeza na sola do pé; normal em crianças mas anormal após os dois anos de idade aproximadamente. 

 

Bibliografia:
Fife, W.P. (2005). Feto, recém-nascido e a voz da mãe. In J. Gomes-Pedro, J. K. Nugent, J. G. Young, T.B. Brazelton, et al. (Eds.), A criança e a família no séc. XXI (Trad. H. Chora). Lisboa:Dinalivro

Sem comentários:

Enviar um comentário