quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

A abordagem do processamento da informação e o desenvolvimento cognitivo



Em meados dos anos 80, foi proposto um novo tipo de abordagem para explicar como é que as transformações cognitivas ocorrem entre a infância e a adolescência. Com base em diferentes ideias das de Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo, esta nova teoria tenta, igualmente, explicar os processos de pensamento mais flexíveis, abstractos e exaustivos, que são apresentados pelos adolescentes.
De acordo com este tipo de abordagem, a mente humana é um sistema complexo que recebe, armazena e utiliza informação, de modo semelhante aos computadores.
À medida que as crianças se desenvolvem e se tornam adolescentes, a capacidade do processamento da informação parece aumentar.
Alguns teóricos consideram este tipo de abordagem e a teoria de Piaget como complementares, argumentando que a transição do período das operações formais depende de um aumento na capacidade de processamento de informação. Pelo menos três aspectos do processamento da informação parecem contribuir para o aparecimento destas alterações funcionais: o aumento do conhecimento, a capacidade de pensar de um modo organizado e planeado e a capacidade de desempenhar, simultaneamente, várias funções mentais.
Sprinthenll, A. , Collins, W. Andrew, (2003)

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