quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

A cultura afecta os processos cognitivos?



Segundo Piaget, a mestria nas capacidades cognitivas depende da maturação neurológica e da adaptação ao meio físico e social; considerava estes processos universais, que não estavam ligados à cultura e eram muito pouco afectados pela escolaridade ou treino. Alguns estudos mostraram que as crianças, em culturas não ocidentais, realizavam a conservação e outros progressos definidos por Piaget mais tarde do que as crianças de culturas ocidentais. Estes resultados devem-se à diferente importância que cada uma destas culturas dá a estas capacidades.
Uma vez que as capacidades não se desenvolvem num vazio, a cultura estabelece o quadro de referência no qual as capacidades são aprendidas e usadas. Por exemplo, a teoria da actividade, que surge a partir da perspectiva sociocultural de Vygotsky, dá ênfase ao papel dos esquemas e outros instrumentos espaciais, culturalmente organizados, tais como os cartazes informativos e os mapas, que ajudam certas actividades das crianças, como procurar a orientar-se num trajecto (Papalia et al., 2001).

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