domingo, 2 de janeiro de 2011

O que é Personalidade?

 Pode definir-se “personalidade” como a manifestação da individualidade específica de um “eu” que apresenta uma certa permanência ao longo da vida. É ela a responsável pelo nosso comportamento, reconhecimento individual e social. (Abrunhosa & Leitão, 2004)

Apesar de diversas concepções sobre a definição de personalidade, todas elas apresentam os seguintes aspectos:
  • Singularidade – aquilo que o indivíduo realmente é. Nenhuma personalidade é exactamente como outra personalidade, assim como que nenhum indivíduo é igual a outro indivíduo;
  •  Totalidade – a personalidade é um todo, é uma organização particular de diferentes aspectos. Existe uma integração global e organizada dos componentes fisiológicos, psicológicos, morais e sociais;
  •  Consistência – apesar da variabilidade de condutas possíveis de cada ser humano, existe sempre um conjunto de comportamentos comuns, ou seja, um modo próprio constante de se comportar. (Abrunhosa & Leitão, 2004)

A personalidade é influenciada pelos seguintes factores:
  •  Factores hereditários: O sexo, a constituição física e morfológica, o funcionamento do sistema nervoso e hormonal são determinados hereditariamente e vão influenciar directamente ou indirectamente o nosso comportamento;
  •  Factores do meio: uma vez que nos desenvolvemos no interior de uma cultura onde vigoram padrões específicos que se começam a impor ao indivíduo logo após o nascimento, o meio é um dos factores que mais influencia o desenvolvimento da nossa personalidade.
  • Experiências pessoais: tudo de intenso que acontece ao indivíduo deixa marcas positivas ou negativas na sua personalidade (experiências vividas na relação com a família, escola, amigos ou a sociedade em geral). (Abrunhosa & Leitão, 2004)




 Baseado no trabalho de grupo desenvolvido por Ana Edite,  Ana Luisa, Ana Madeira, Andreia Rodrigues e Filipa Costa (ESE, IPP, no ano lectivo 2010-2011)"

Sem comentários:

Enviar um comentário