quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Desenvolvimento Cognitivo

De acordo com Campos (1990), o desenvolvimento cognitivo, visto na perspectiva estruturalista, implica a mudança, durante o ciclo de vida, de padrões estáveis de comportamento ou de percepção, em resultado da interacção de características biológicas do indivíduo e as características do ambiente no qual vive.
A compreensão do raciocínio dos alunos é fundamental para a intervenção pedagógica. A capacidade de raciocínio do indivíduo sofre modificações ao longo da vida.
Como podemos verificar no exemplo seguinte citado por Campos, (1990): Se pedirmos a um aluno de 10 anos que diga o que está errado na seguinte frase: «tenho 3 irmãos, Carlos, João e Eu», verificamos que, provavelmente, o aluno não encontra nada de errado. Numa amostra portuguesa o autor verificou que apenas aos 12 anos mais de 50% dos indivíduos dão uma resposta correcta e só aos 14 é que se atinge os 68,5% de respostas correctas. O primeiro ponto de vista é marcado pelo verbo ser (somos 3 irmãos, eu sou um irmão); enquanto o segundo é marcado pelo verbo ter (tenho 3 irmãos).

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