Erikson, seguidor de Freud, aposta numa teoria orientada para os aspectos do desenvolvimento pessoal. Contrapõe-se a Freud em vários aspectos, pois não considera que o desenvolvimento acabe aos 20 anos e distingue 8 etapas nas quais os meninos experimentam uma série de crises. A etapa compreendida entre os 3 e os 5 anos anos é a chamada Iniciativa e culpabilidade (o sucesso frente ao fracasso). As competências adquiridas na etapa anterior levam o menino a provar o meio, a pesquisá-lo ajudado pelos dos pais. Em mudança, quando estas facilidades são demasiado controladas o menino sente que está infringindo as normas e adquire um sentimento de culpabilidade.
O presente blogue tem como objectivo dar a conhecer todas as componentes fundamentais da Psicologia da Educação e da Psicologia do Desenvolvimento.A informação é baseada na leitura que faço da bibliografia sugerida na Unidade Curricular de Psicologia do Desenvolvimento e da Educação leccionada pela docente Sílvia Barros na Escola Superior de Educação do IPP. Alguma informação é baseada em trabalhos de colegas de curso e como tal estão devidamente identificados. Espero que gostem(=
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