quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Evolução do Conteúdo do Pensamento Piaget


Segundo Piaget, referido por Shaffer (2005) no estádio das operações formais o adolescente adquire maior capacidade para pensar acerca de possibilidades, através de hipóteses, antecipando determinados resultados, quer através da reflexão sobre os seus próprios pensamentos, quer sobre a ponderação sob o ponto de vista dos outros. O adolescente adquire um conjunto de novas possibilidades cognitivas, sendo as diferenças relativamente ao estádio anterior as que se apresentam no quadro:                                                                              
Pensamento das Crianças no Estádio das Operações Concretas
Pensamento do Adolescente no Estádio das Operações Formais
Pensamento é limitado ao “aqui e agora”;
Capacidade de pensar no futuro e estabelecer um plano de vida;
Incapacidade em estabelecer ligações entre si e os factos verificados;
Capacidade de construir teorias explicativas, cruzar conceitos e deduzir axiomas;

Pensamento limitado ao que de facto existe;
Capacidade de pensar sobre coisas que não existem e que pertencem ao domínio do impossível, o que permite a reflexão sobre diversas temáticas com maior ou menor grau de abstracção;
Pensamento unicausal e sem qualquer planificação prévia da sua resolução;
Capacidade em planificar a resolução de problemas através da formulação e manipulação de hipóteses.
Pensamento apenas sob a própria perspectiva.
Capacidade para pensar sob a perspectiva do outro.

Segundo Piaget, referido por Shaffer (2005) os adolescentes entram, neste estádio, no nível mais alto do pensamento cognitivo, pois desenvolvem a capacidade para o pensamento abstracto. A transição para este estádio é evidente, dadas as diferenças que surgem no pensamento. É neste estádio que o adolescente adquire maior capacidade para pensar acerca de possibilidades, através de hipóteses, antecipando determinados resultados, quer através da reflexão sobre os pensamentos, quer sobre ponderações sob o ponto de vista dos outros. É também neste estádio que começam a pensar no que pode ser verdade e não apenas no que é verdade. Em conclusão, os adolescentes tornam-se conscientes do mundo tal como ele é e pode ser.

Estruturas Desenvolvidas no Estádio das Operações Formais – Raciocínios
            Segundo Shaffer (2005) no estádio das Operações Formais desenvolvem-se em 3 importantes tipos de raciocínio:

Raciocínio Dedutivo

            O   raciocínio   dedutivo   é   um movimento de pensamento que vai de uma verdade universal a uma outra verdade menos universal, ou seja, do geral ao particular.



Exemplo:

Tudo o que é espiritual é incorruptível.
A alma humana é espiritual.
Logo, a alma humana é incorruptível

Raciocínio Hipotético

Este raciocínio expressa-se nas formas matemáticas, ou seja, não falamos de coisas concretas mas sim de letras ou números.

Um problema hipotético só pode ser respondido ser for abordado de modo abstracto, usando sistemas simbólicos que não requerem referências concretas.”

Raciocinio Indutivo

“O Raciocínio Indutivo é o tipo de pensamento que os cientistas manifestam para gerar hipóteses que serão testadas.”
“Raciocínio que parte de observações especificas para generalizações mais amplas.”

            O Raciocínio Indutivo vai dos factos específicos para as conclusões gerais. Exige a capacidade de pensar sobre um certo número de variáveis ao mesmo tempo. Podem ser verdadeiras ou falsas, daí serem hipóteses a serem testadas.

Exemplos:

O cavalo, o burro e a mula são quadrúpedes.
O cavalo, o burro e a mula são mamíferos.
Todos os mamíferos são quadrúpedes.

O calor dilata o ferro, o cobre, o bronze, o aço. Logo, o calor dilata todos os metais.
Shaffer, D. (2005)
http://www.consciencia.org/cursofilosofiajolivet5.shtml


Segundo Piaget, referido por Shaffer (2005) as influências neurológicas e ambientais combinam-se se para promover a maturidade intelectual. A maturidade intelectual é o conhecimento de si e do meio. 


Críticas à teoria de Piaget

Como ideia introdutória à teoria de Piaget e, tal como afirmou Campos, (1990), durante os últimos trinta anos, vários críticos, têm apontado diversas falhas na teoria defendida por Piaget.
Campos (1990) considerou duas dessas críticas, nomeadamente, as estruturas cognitivas, isto é, esquemas de assimilação existentes nos indivíduos, não surgirem nas idades definidas por Piaget.
Por outro lado e, igualmente referido pelo autor em cima mencionado, muitas pessoas não conseguem alcançar estádios mais elevados de raciocínio.

Outras teorias:

 Elkind: aspectos da imaturidade do pensamento adolescente

De acordo com Papalia, Olds, e Feldman, (2001), o psicólogo David Elkind (1984) estudou os comportamentos dos adolescentes resultantes de aventuras sem experiência, defrontando assim, seis pontos de imaturidade nas suas condutas:
(1) encontrar falhas nas figuras de autoridade, uma vez que sentem que os adultos não concordam nem apoiam os seus objectivos;
(2) argumentação demasiado elaborada e persistente para defender os seus pontos de vista;
(3) indecisão constante, pois têm uma certa dificuldade em tomar decisões casuais;  
(4) hipocrisia aparente na medida em que não conhecem a diferença entre declarar um modelo e viver consoante esse mesmo; 
(5) extrema autoconsciência, ou seja, os jovens acreditam que toda a gente reflecte sobre os mesmos assuntos que eles, nomeadamente, eles próprios. Este facto deve-se a audiência imaginária que segundo Elkind (1984) é um observador imaginário existente na mente dos adolescentes que é tão interessado nos seus pensamentos e acções como eles próprios. 
(6) refere-se o pressuposto ou crenças  de invulnerabilidade, os jovens são convictos que são especiais, únicos e que não estão sujeitos às normas (fábula pessoal). Elkind (1984) admite que este pensamento está na base dos comportamentos de risco no inicio da adolescência.   

Comparação entre as Teorias de desenvolvimento Cognitivo de Vygotsky e Piaget

Ø  Piaget enfatizou as sequências de crescimento cognitivo como universais;
Ø  Vygotsky acreditava que o crescimento cognitivo era melhor compreendido quando estudado no contexto cultural e social em que ocorreu;

Teoria sociocultural de Vygotsky
Teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget
I.            O desenvolvimento cognitivo varia entre as culturas
O desenvolvimento cognitivo em grande parte é universal
II.            O crescimento cognitivo é consequente de interacções sociais
O desenvolvimento cognitivo é em grande parte consequente de explorações independentes nas quais as crianças constroem o conhecimento sozinhas
III.            Processos sociais transformam-se em processos psicológicos individuais
Processos individuais (egocêntricos) tornam-se processos sociais
IV.            Os adultos exercem um papel bastante importante como agentes de mudança
Os pares são especialmente importantes como agentes de mudança

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