quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

A auto – estima



A auto-estima apresenta um papel importante na construção do self, na forma de sentir o valor próprio, muitas vezes associada a diversos comportamentos adaptativos e estilos de vida saudáveis (Antunes; Sousa, et al , 2006). Esta tem início na avaliação que as crianças fazem de si próprias. Esta avaliação é feita de forma diferente e em vários domínios, como aspecto físico, na escola ou nas relações com os pais. Este processo, na adolescência, volta a verificar-se, mas em novas dimensões, nas relações afectivo sexuais, nas capacidades relacionadas com a orientação profissional e a atracção física. (Palácios, 1999).
As competências de um menino ou de uma menina irão diferenciar-se de um domínio para outro, o que se verificará em níveis de auto estima diferentes. É certo que a relação com os iguais é importante para antecipar o nível da auto estima, no entanto as relações com os pais continuam a ter um papel importante e com elevada influência. Assim, a existência de um bom ambiente familiar demonstra nos seus filhos um alto grau de afecto (Palácios, 1999).
A popularidade entre iguais adquire um sentido especial para a maioria dos adolescentes, sendo desta forma a competência social, o ser valorizado e aceite pelos amigos, indicadores favoráveis ao nível global de auto-estima. (Palácios, 1999).
É importante referir que a existência de algum tipo de doença crónica ou deficiência física irão influenciar o nível de auto-estima (Palácios, 1999).
As mudanças físicas próprias da puberdade farão com que adolescente se sinta insatisfeito com o seu corpo.
O sucesso escolar é uma característica importante na vida dos adolescente, podendo influenciar a sua auto-estima (Antunes C; Sousa M.C , et al , 2006).

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