quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

O Desenvolvimento Moral, segundo Kohlberg:


Kohlberg investigou o desenvolvimento do raciocínio moral com base em dilemas.
Na descrição deste autor, o desenvolvimento moral é marcado pela transição entre a moral pré-convencional e a convencional, ocorrendo esta por volta dos 10 anos.
Quanto ao nível pré-convencional, o indivíduo raciocina em relação a si mesmo e ainda não compreende ou integrou totalmente as regras e expectativas sociais. Neste nível as normas deveriam ser obedecidas porque haviam sido impostas pela autoridade e para evitar o castigo consequente à transgressão. 
No nível da moral convencional, as normas devem ser obedecidas para manter as relações humanas harmoniosas e para assegurar o bom funcionamento social.
As normas que são consideradas importantes são as mesmas, contudo, no nível convencional, o indivíduo tem de agir moralmente pela convicção de que as normas morais asseguram a convivência; no nível pré-convencional, tem de agir moralmente porque senão será castigado.
A teoria de Kolhberg é um dos exemplos mais significativos de uma teoria moral centrada na defesa dos princípios éticos e preocupada com o desenvolvimento do raciocínio moral. (Duque, Celeste, 2oo6 ; Palacios J. et al, 2004)





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