quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

A Teoria Psicossocial de Erikson


                Para Erikson, o desenvolvimento é resultado de conflitos que, em cada período do desenvolvimento, a pessoa tem que enfrentar e superar. Esses conflitos surgem do confronto entre o Eu e as pressões pessoais e do meio social. Todos os conflitos estão presentes à nascença, mas tornam-se predominantes em pontos específicos do ciclo de vida.
                Deste modo, de acordo com Eric Erikson, o desenvolvimento ocorre segundo oito etapas, em que em cada etapa é vivida (inconscientemente) uma dicotomia, com a sucessão de fases críticas em que se deve optar entre um progresso ou uma regressão. A solução de cada uma destas etapas depende do comportamento do indivíduo nas etapas anteriores, assim como a qualidade de resolução do conflito.
                Apesar de existirem oito etapas do desenvolvimento, neste trabalho iremos apenas focar uma (dos 6 aos 12 anos), pois é a que se refere ao período que estamos a estudar, sendo esta caracterizada pelo conflito Indústria vs Inferioridade.
                No conflito Indústria vs Inferioridade à Competência (dos 6 aos 12 anos), segundo Erikson, a criança entra num novo mundo: a escola, com as suas próprias metas, limites, fracassos e realizações e embora a família continue a ser um cenário de desenvolvimento importante, os outros adquirem um significado especial. Se as crianças se sentem menos capazes do que os seus colegas nas coisas que realizam, podem desenvolver um sentimento de inferioridade. Por outro lado, as crianças com sucesso adquirem prazer no trabalho, em vez de frustração. Assim, as crianças devem aprender as competências produtivas requeridas pela cultura em que estão inseridas, caso contrário, enfrentam sentimentos de inferioridade e frustração. O aspecto positivo que se adquire na resolução deste conflito é a Competência, isto é, uma visão que a criança tem de si própria como sendo capaz de dominar competências e completar tarefas.
                Podemos então afirmar que, para Erikson, um dos principais factores determinantes da auto-estima é a visão das crianças acerca das suas capacidades para o trabalho produtivo. (Papalia et al, 2001)



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