quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Auto-estima e Auto-conceito




O auto-conceito está na base da auto-estima. Este conceito vamos formando ao longo de nossa vida. Esta seria a soma de julgamentos que uma pessoa tem de si mesma.
O Auto-conceito é a interpretação das nossas emoções, da nossa conduta e a comparação da mesma com a do outro, se é similar ou a nossa ou não.

A perspectiva ontogénica explica e descreve a evolução do auto-conceito ao longo das etapas do desenvolvimento. Neste enfoque temos de destacar a L´Ecuyer (1985): 
  • Fase de 2 a 5 anos. Esta etapa recebe o nome de afirmação do eu. Na fase anterior o eu estava pouco definido e vai afiançando-se nestes anos, segundo se aprecia na linguagem e no comportamento. Assim, é frequente a utilização dos termos “eu” e “meu” que indica uma diferenciação crescente entre um mesmo e os demais. (Revista digital “Revista educación y futuro”, 20 junio 2003)

A auto-estima seria a convicção de que se é considerado competente e valioso para outros. A auto-valoração envolve as emoções, os afectos, os valores e a conduta. Quando a pessoa se julga má, de alguma maneira este julgamento configura uma reprovação, que com frequência conduz a pessoa a condutas destructivas para si mesma e para os demais.
A auto-estima está determinada pelo conceito que temos de nosso eu físico, que se compõe de vários âmbitos: o ético ou moral, o pessoal, o familiar, o social, a identidade, a autoaceitação, o comportamento…
A soma do Auto-conceito e a Auto-estima leva-nos ao conceito que temos de nós mesmos. É uma visão de nossa pessoa e esta visão vai modificando-se ao longo da vida em função das experiências, as circunstâncias e o contexto que nos rodeia.(Coll, Palacios & Marchesi, 2004)

1 comentário:

  1. Por exemplo: Eu sei quem eu sou, aceito quem eu sou e gosto de quem eu sou.

    ResponderEliminar