quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

O desenvolvimento intelectual na perspectiva psicométrica


Segundo Campos (1990), esta perspectiva considera que a inteligência se distribui através de um conjunto de dimensões mensuráveis (avaliadas) ao longo dos quais os indivíduos podem ser devidamente ordenados.
Tal como referiu Campos (1990), um elemento fundamental na perspectiva psicométrica é a medição do nível intelectual que é feita com recurso a testes de inteligência que consistem, precisamente, numa medida objectiva e padronizada de uma amostra do comportamento.

Como evolui a inteligência

Uma das questões que Campos (1990) coloca é, essencialmente, qual a idade em que o indivíduo atinge a sua realização máxima.
Estudos transversais, isto é, estudos em que indivíduos de diferentes idades são estudados no mesmo momento e se comparam resultados inter-idades, mostraram uma inteligência máxima no início dos vinte anos seguida de um declínio progressivo, tal como mencionou Campos (1990).
No entanto estudos transversais citados por Campos (1990), ou seja, estudos em que um grupo de indivíduos é estudado ao longo de vários anos, evidenciaram que a inteligência continua a aumentar para além da idade mencionada nos estudos transversais e, por conseguinte, os resultados nos testes de inteligência tendem a melhorar ao longo dos anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário