quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Desenvolvimento afectivo e emocional

  
Tipos de emoções

Durante o 2º ano de vida, as crianças começam a demostrar emoções secundárias ou complexas. Estas emoções são a vergonha, a culpa e o orgulho (Hidalgo & Palacios 2004).
As emoções secundárias ou complexas são um conjunto de emoções auto-conscientes e auto-avaliativas que surgem a partir do 2º ano de vida e dependem, em parte, do desenvolvimento cognitivo (Shaffer, 2005).
Este tipo de emoções (o orgulho, a vergonha, a culpa, etc.) têm a ver com o desenvolvimento do eu, a autoconsciência, relação com os outros e adaptação às normas, e por isso, aparecem de forma mais tardia que as emoções primarias.

Emoções secundárias ou complexas
  • A vergonha tem por objectivo manter o afecto dos outros preservando a auto-estima. O sujeito sente que vale pouco e mostra-se retraído. Submete-se às regras se ruboriza e baixa a voz.
  • O orgulho tem por objectivo manter a aceitação do sujeito. Assim percebe o muito que vale e o respeito que tem dos demais. Exibe seus triunfo adapta-se às regras e eleva seu tom de voz.
  • A culpa é ajustar-se os próprios valores e normas interiorizadas. O sujeito sente que fez algo mau e quer consertar seu dano. Mostra-se tenso. (Hidalgo & Palacios, 2004).

Regras emocionais

As regras emocionais são um conjunto de regras culturalmente definidas especificando quais emoções devem ou não devem ser expressas em determinadas circunstâncias. Portanto, como pode se comprovar, as emoções secundárias resultam claramente uma construção social, relacionadas com a aquisição de normas ou valores próprias da sociedade à que pertence o sujeito.(Revista Electrónica de Motivación y Emoción: La comprensión infantil de la emociones secundarias y su relación con otros desarrollos sociocognitivos)
No intervalo de idade que estamos a analisar as crianças passam por dois momentos importantes em relação a estas regras : 
  •          3-4 anos: as crianças já conseguem ocultar suas emoções mas sempre por aquilo que seus pais lhes ensinaram.
  •          5-6 anos: as crianças sabem dissimulan. Podem diferenciar entre a emoção sentida e a expressada (o que mostram aos demais).

 

A compreensão das emoções 

A compreensão das emoções começa-se a surgir a partir do três anos de idade. A comprensão está unida à linguagem (3-4 anos) e a expressão/comuniçao das emoções: “estou triste, estou contente”.

Entre os 4 e os 5 anos de idade  já conseguem valorizar o que conseguiram em função do que previamente desejavam.
Dos dois aos 6 anos, as crianças aprendem a ajustar suas emoções com uma intensidade adequada à situação.(Auto-regulação) (Hidalgo & Palacios, 2004).

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