quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Os valores na adolescência




        Havinghurst (1975) sugere três tipos de adolescentes:
  • O pragmático, onde se enquadraria a maioria, caracterizado por valores como a responsabilidade, a produtividade, a motivação de sucesso, amizades e família;
  • O vanguardista, caracterizado por um forte desejo de uma mudança social e cultural;
  •  O marginal, que caracteriza aqueles que, por vontade própria ou por marginalização social importa, não adoptam as atitudes e valores dominantes na sociedade.
     Já Baumrind (1975) propõe uma categorização mais complexa, sugerindo oito protótipos de personalidade adolescente, derivados da combinação em diferentes graus dessas três dimensões de atitudes e de valores:
  • ·         Actividade/Passividade, que inclui oposições como expressivo/reservado ou explosivo/sossegado;
  • ·         Individualismo/Sugestionabilidade, que compreende contraposições de dominante/dócil, rebelde/conformista e com/sem projecto;
  • ·         Responsabilidade Social, que abarca os conteúdos de amistoso/hostil, controlado/incontrolado, obsequioso/disruptivo, obediente/desobediente.
Normalmente existem duas imagens a que se associam o adolescente: ora este é símbolo da generosidade e do altruísmo, ora representa a marginalização. Ambas as imagens são falsas, sendo que é tanto errado considerar-se que a maioria dos adolescentes são sujeitos inadaptados e intransigentes ou, por outro lado, crer-se que o adolescente típico é generoso e altruísta, estando disposto a contribuir com o seu tempo e energia por um ideal, valor ou, eventualmente, por uma pessoa idolatrada.
Apesar de nada provar que um adolescente tem um maior compromisso com os seus valores do que um adulto, é verdade que o altruísmo e a capacidade para uma conduta em favor dos outros estão relacionados com a idade, ou seja, o adolescente deixa para trás o egoísmo característico de criança e começa a ser capaz de um descentramento a respeito dos seus próprios interesses (Palacios et al., 1999).

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