Segundo Piaget, aos 7 anos de idade, a criança entra no estádio das operações concretas: durante o qual as crianças desenvolvem pensamento lógico mas não abstracto, acções conceptualizadas, reversíveis e coordenadas com outras num sistema de conjunto (exemplo: seriação das alturas).
O pensamento corrige a intuição perceptiva, estabelece relações objectivas que levam ao aparecimento das noções de conservação e de invariância. A modificação que se traduz no pensamento infantil pode ser representada da seguinte maneira:
Pensamento intuitivo | Pensamento operatório |
Centração: criança centra a sua atenção sobre cada aspecto da situação; | Descentração: a criança desloca a sua atenção sobre os três aspectos da situação |
Identidades qualitativas (não -conservação) | Constantes quantitativas (conservação) |
Processos estáticos e descontínuos (as sequências perceptivas são não dinâmicas) | Processos evolutivos e contínuos (compreensão das mudanças). |
O conjunto não é um invariante (trata-se de três percepções momentâneas, não tendo relação alguma entre elas). | O conjunto é um invariante (as três percepções são “reunidas” mentalmente por relações de conservação e de reversibilidade) |
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