quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Comportamentos e atitudes sexuais



 É difícil investigar sobre os comportamentos sexuais dos jovens porque muitos não se dispõem a responder a perguntas sobre o assunto e os que respondem por vezes têm tendência a exagerar ou a dissimular a verdade. Dos anos 20 aos anos 70 verificou-se uma evolução no comportamento e atitude sexual, esta evolução trouxe uma maior aceitação e tolerância para com o sexo pré-matrimonial. A idade da primeira relação sexual é também cada vez mais precoce porque a idade do casamento vai ficando mais tardia.
Esta evolução trouxe uma maior aceitação da homossexualidade, contudo alguns dos adolescentes que se assumem como gays ou lésbicas sentem-se por vezes isolados e sujeitos a preconceitos. Junto dos amigos não conversam sobre isso, mantendo as suas opções em privado. Alguns jovens têm padrões de risco, iniciam a actividade sexual precocemente, tem múltiplos parceiros e não usam contraceptivos ou usam-nos inadequadamente.
Segundo Louis Harris, quando questionados sobre o motivo pelo qual não aguardam mais tempo antes de se envolverem em actividades sexuais, um dos principais motivos apontados por 73% das raparigas e 50% dos rapazes é a pressão social. Ambos mencionam curiosidade pela intimidade sexual. A melhor protecção para os jovens sexualmente activos é o preservativo, que os protege contra as doenças sexualmente transmissíveis e previne as gravidezes. O aumento de informação sobre os contraceptivos aumentou e por isso as taxas de natalidade nas adolescentes diminuiu. Hoje em dia nas escolas os jovens são alertados para as possíveis consequências de relações desprotegidas e em alguns centros de apoio a jovens os métodos contraceptivos são distribuídos gratuitamente (Papalia et al., 2001).

Sem comentários:

Enviar um comentário